mitos sobre o profissional de arquitetura
20
set

Esclarecemos 5 mitos sobre o profissional de arquitetura

O arquiteto vem se tornando um profissional indispensável na construção ou reforma de casas. Com as novas formas de morar, priorizando ambientes mais funcionais e compactos, a técnica, a sabedoria e o conhecimento do profissional de arquitetura são importantes para que você alcance o resultado esperado para a sua casa.

Apesar da arquitetura já existir há muitos anos, ainda há muitos mitos que envolvem a contratação e a função exercida pelo profissional de arquitetura. Confira a seguir os principais mitos e por que eles não são verdadeiros.

1. “A contratação de um profissional de arquitetura só é vantajosa em grandes obras”

Um profissional de arquitetura está apto a trabalhar com obras de pequeno e grande porte. A necessidade da sua contratação em uma obra de pequeno porte está ligada, entre outros conceitos, ao planejamento. Um arquiteto auxilia na tradução das suas ideias para o papel, analisa a melhor forma para executá-las além de planejar e adaptar seus custos finais. Cumprir um planejamento em uma obra de qualquer porte é essencial para que todas as partes do projeto se encaixem e o resultado seja satisfatório.

2. “Contratar um arquiteto é um item de luxo”

Vista como luxo por muitos brasileiros, a arquitetura começou a ser vista com outros olhos nos últimos anos. Com a ascensão econômica do brasileiro, o contato com esse profissional se tornou cada vez maior e, para a surpresa dos contratantes, o serviço não possuía um valor exorbitante como era imaginado. O serviço do profissional de arquitetura possui vários preços, tudo depende de quais itens você deseja incluir na construção ou reforma da sua casa e qual é o tamanho dos seus sonhos.

3. “Só é possível encontrar profissionais de arquitetura qualificados nos grandes centros”

Já é possível encontrar grandes arquitetos que realizam projetos em todo território nacional, com um atendimento personalizado feito por reuniões online e trocas de e-mails. Esses profissionais estão prontos para auxiliar clientes que moram longe das capitais e não conhecem profissionais de arquitetura na sua cidade.

4. “Não é necessário contratar um arquiteto se já contratei um construtor ou engenheiro”

A função do arquiteto não está ligada somente à construção. O profissional de arquitetura é responsável pela definição e organização dos espaços em um determinado ambiente, seguindo as premissas de conforto e usabilidade, não se esquecendo da estética.

O detalhamento correto e a compatibilização do projeto de arquitetura com os projetos complementares (elétrica, hidráulica e estrutural), garante que o construtor não tenha que fazer adaptações e improvisos na obra. Afinal, o projeto já previu todas as interferências possíveis e solucionou-as no projeto executivo final.

Assim, contratar um arquiteto garante que sua obra siga um planejamento e seja finalizada em menos tempo e com o menor custo para o seu bolso, tornando-se o lugar ideal para se viver.

5. “Já tenho todo o desenho da minha casa pronto na minha cabeça, não vou precisar contratar um arquiteto”

O profissional de arquitetura está à disposição para somar em um projeto e não para anular o gosto e o desejo do cliente. Dessa forma, com o projeto “pronto” do cliente, o arquiteto observará questões legais e técnicas. Por exemplo a condição solar para adaptação no terreno, melhor aproveitamento estrutural evitando desperdícios, espaços adequados com a iluminação e ventilação corretas além de uso e ocupação legal do solo.

Unindo as suas ideias com o conhecimento e indicações de um arquiteto, o resultado será o melhor possível.

Escolher o profissional de arquitetura correto para o seu projeto só trará benefícios para a execução. Com um arquiteto, seu projeto se torna mais funcional, mais econômico e com a estética que você imaginou. Você ainda possui alguma dúvida que contratar um profissional de arquitetura só traz benefícios? Compartilhe com a gente nos comentários.