dicas-para-trazer-mais-sustentabilidade-para-construcao-da-casa
05
out

7 dicas para trazer mais sustentabilidade para construção da casa

Quem pensa na construção da casa nova, por certo, gostaria de saber que sua obra foi orientada pela busca da eficiência na utilização dos materiais e pelo cuidado com o meio ambiente.

O segmento da construção civil é um excelente meio para o desenvolvimento de ações que tragam sustentabilidade ao setor.

Assim, com vistas à construção da casa, separamos para você algumas importantes dicas que consolidam uma orientação sustentável antes, durante e depois das obras. Acompanhe!

1. Utilização de material reciclado e reciclagem de material da obra

A maior parte do material reciclado empregado na construção civil resulta do processamento industrial de sobras ou subprodutos da atividade. Sua utilização na construção da casa pode ser consolidada a partir de produtos como:

  • Madeira reciclada;
  • Madeira plástica;
  • Tijolos ecológicos;
  • Concreto reciclado;
  • Telhas ecológicas.

Canteiros de obras são grandes geradores de resíduos muito impactantes, quando indevidamente dispostos.

No entanto, bem encaminhados, podem fornecer significativas quantidades de material para ser reutilizado na forma de diversos produtos, como matéria-prima para tijolos, componente de argamassa, substrato para vias não recapeadas etc.

2. Aproveitamento da água de chuva

Você pode instalar um sistema de captação e armazenamento para aproveitamento da água de chuva. Seu arquiteto pode orientá-lo bem.

Essa água captada não é potável. Sua utilização se destina a descarga sanitária, lavagem de pisos, veículos e máquinas, assim como irrigação de jardins, floreiras e vasos.

O sistema é constituído por uma calha de captação no telhado, tubulação de condução a uma minicisterna (reservatório), filtro e seletor, registros e válvulas.

3. Adoção de teto verde

O teto ou telhado verde caracteriza-se pela implantação de uma cobertura vegetal sobre uma superfície impermeável. Pode ser adaptado para diversas necessidades, com inúmeras vantagens, como:

  • Estética paisagística;
  • Absorção de ruídos locais;
  • Retardo da drenagem pluvial;
  • Redução da temperatura nas ilhas de calor;
  • Redução da temperatura interna do imóvel;
  • Regulação da umidade no entorno;
  • Captação de gás carbônico e liberação de oxigênio no ar.

4. Implantação de espaço verde no imóvel

Você pode resgatar os conceitos de quintal e de jardins, garantindo áreas verdes para sua casa.

Algumas poucas árvores plantadas reduzem significativamente as ilhas de calor, tornando todo o ar da casa mais fresco.

Com uma seleção adequada, você poderá dar uma grande ajuda à biodiversidade local, principalmente aves.

5. Aproveitamento da iluminação natural

Um caminho bastante sustentável é a redução no consumo de energia elétrica. Você poderá consegui-lo com a instalação de janelas amplas e devidamente orientadas em função do sol, a fim de garantir um máximo de aproveitamento da iluminação natural.

6. Pintura com cores claras

Essa também é uma forma de aproveitamento da iluminação natural, que acrescenta, ainda, a vantagem de provocar uma sensação de que os espaços da casa são maiores.

7. Impacto ambiental da obra

Esse aspecto da sustentabilidade na construção da casa está mais relacionado àqueles condomínios construídos em grandes áreas verdes.

A adaptação da obra à topografia local minimiza os impactos da movimentação de solo. Além disso, é dos pontos mais significativos na redução do impacto ambiental do projeto, assim como do custo da obra também.

Outro importante fator a se considerar é a preservação de espécies nativas, animais e vegetais. A menor supressão da vegetação nativa e sua integração no aspecto paisagístico da obra seriam de importância essencial à sua sustentabilidade.

Com essas dicas, você pode estar certo de trazer mais sustentabilidade para a construção da casa.

Você tem alguma outra ideia para tornar sua obra mais sustentável? Compartilhe conosco deixando o seu comentário!