casa ventilada
16
nov

4 dicas para ter uma casa bem ventilada

Quando a família aumenta é normal procurar um novo lar para proporcionar o máximo de conforto a todos. Porém muitas pessoas não dão a devida atenção à influência do calor na hora de construir ou comprar uma nova residência. Uma casa ventilada é capaz de fazer toda a diferença no bem-estar e na qualidade de vida dos seus familiares, especialmente dos seus filhos.

Afinal, ninguém gosta de um ambiente abafado e sem circulação de ar. Por isso, reunimos 4 dicas para você aprender a ventilar sua casa e mantê-la sempre fresca. Confira!

1. Escolha o piso de acordo com o ambiente

Você deve estar se perguntando como o piso pode influenciar o frescor da sua casa, não é mesmo? Mas o que você talvez não saiba é que ele pode impactar tanto positivamente quanto negativamente o seu lar.

Isso porque pisos de madeira ou os laminados de madeira são indicados para ambientes de descanso, como quartos e salas de tv, por deixarem esses espaços mais acolhedores e aconchegantes.

Já os pisos frios, que tem baixa absorção de água e são mais fáceis de limpar, são mais usados em áreas de circulação, áreas externas – salas de estar e varandas – e áreas molhadas – cozinhas, banheiros, etc.

Desta última opção, existe uma variedade de opções que você pode escolher. Entre elas indicamos o granito, o porcelanato, o mármore, os ladrilhos hidráulicos, o piso cimentício e, claro, as cerâmicas.

2. Cheque o posicionamento das janelas no projeto do seu lar

É sempre importante que você converse com o seu arquiteto, pois ele poderá lhe ajudar no melhor posicionamento das janelas de acordo com a orientação solar e com o direcionamento do vento durante o ano.

Pois quando elas estão ao leste recebem o sol apenas pela manhã e garantem que durante o resto do dia, especialmente à tarde quando as temperaturas são mais elevadas, os raios solares não aqueçam o interior da residência.

Mas caso as janelas da sua residência estejam posicionadas ao norte ou ao oeste, onde a incidência solar é mais intensa, você pode utilizar algumas técnicas de sombreamento, como pergolados, beirais maiores ou mesmo arbustos e árvores para protegê-las.

Além disso, ao combinar janelas, portas e vãos você facilita a entrada do ar e cria uma ventilação cruzada, isto é, permite que ele entra e saia da casa circulando por dentro dela. Essa técnica simples inibirá aquela sensação de ambiente abafado e tornará o espaço muito mais agradável.
Ebook como economizar na construção da sua casa

3. Esteja atento à iluminação de cada ambiente

A iluminação da sua casa também é capaz de influenciar a sensação térmica, pois a luz artificial além de ser capaz de emitir raios UVA e UVB, mesmo que em menor proporção do que a luz solar, também produz energia térmica e aquece os ambientes.

Por esse motivo, invista em lâmpadas mais eficientes, sustentáveis e frias. Você pode escolher entre os modelos fluorescente e de LED. A primeira é mais econômica e popular enquanto a segunda opção consome menos energia e é considerada a lâmpada do futuro devido a sua durabilidade, reciclabilidade e por não emitir calor.

4. Opte por uma decoração que ajude a deixar sua casa ventilada

Essa é a última dica e não é à toa. Uma vez que a casa esteja pronta para receber você e sua família, será a hora de começar a mobiliá-la e decorá-la. E cada escolha que você fizer refletirá sobre o frescor dos ambientes.

Por exemplo, na hora de escolher cortinas, sofá, tapetes, poltronas e almofadas, dê preferência por tecidos naturais, como o linho ou o algodão, que ajudam a absorver o calor e a manter a temperatura agradável. Evite veludo ou chenille, que são mais pesados e quentes.

Diminuir a quantidade de móveis nos cômodos também é uma ótima dica para aumentar a circulação de ar. Já na pintura, opte por cores claras que refletem menos calor além de aproveitar melhor a luminosidade e, consequentemente, diminuir o tempo de uso das lâmpadas.

Anotou todas as nossas dicas? Com elas você proporcionará a sua família uma casa ventilada e muito mais aconchegante, especialmente no verão. Por isso, invista no planejamento do seu lar com antecedência![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]