Quais são os riscos de não ter casas planejadas?
Planejar é uma ação de extrema importância, não só em ambientes empresariais, mas também nos espaços de vivência familiar. Afinal, muitas pessoas desejam minimizar custos e maximizar resultados em qualquer situação. E isso só é definido através de um bom planejamento.
Sendo assim, a construção de casas planejadas também deve ser continuamente realizada com o planejamento adequado, de preferência sob a orientação de um bom especialista da área. Do contrário, você poderá se expor aos riscos de não ter casas planejadas.
Você sabe quais são? Leia o post e descubra!
Não conseguir nenhuma redução de custos na construção
Uma das vantagens mais expressivas ao se pensar em casas planejadas é a redução do custo da construção. Se ela for mal executada, poderá consumir muitos recursos financeiros, além de gastar um tempo muito maior para ser finalizada.
Por isso, pesquise materiais e a mão de obra que vai usar. Converse bastante com o arquiteto e o engenheiro responsáveis pelo projeto.
Ter pouco aproveitamento dos recursos naturais
Sem planejamento, os recursos naturais disponíveis para tornar a casa um recinto agradável podem ser mal aproveitados, gerando um espaço desconfortável e caro.
Pequenos detalhes ajudam a evitar isso. Algumas ideias são o investimento em boas entradas de ar e luz; decoração verde, com pequenas plantas e árvores; e o uso de tons mais claros nas paredes, a fim de reter menos calor no ambiente.
Criar um ambiente desagradável e sem funcionalidade
Ter espaços funcionais e agradáveis em casas planejadas não está relacionado com o dinheiro gasto para tanto. Mas sim com o planejamento considerado para defini-los.
Escolher os locais apropriados para colocar as tomadas e os apagadores, e colocar os quartos no fundo da casa, por exemplo, são boas iniciativas para evitar aquele risco.
Deixar a sua segurança vulnerável
A construção de casas sem planejamento leva ao esquecimento de detalhes de segurança essenciais, como a instalação elétrica.
Isso precisa ser bem avaliado. Desde a escolha de materiais até a contratação de profissionais, para que riscos de incêndio, equipamentos danificados e curto-circuito sejam evitados.
Expor-se à baixa produtividade dos funcionários
Se a sua casa abrigar um ambiente corporativo, a falta de planejamento será extremamente prejudicial.
Uma decoração com cores fortes, acústica não planejada e o uso dos móveis pouco funcionais prejudicam a concentração e a disposição de seus colaboradores. Isso refletirá negativamente no desempenho da equipe e, consequentemente, nos resultados da empresa.
Ter reformas inesperadas
Quando não há planejamento de espaço, a necessidade de uma reforma repentina é quase certa. E o valor para que ela seja feita da melhor maneira possível é, na maioria dos casos, tão ou mais alto que a própria construção.
Caso a reforma seja mesmo necessária, é imprescindível fazer a boa escolha de profissionais e materiais. Lembrando que o pagamento deve sempre ser feito de acordo com o andamento da obra, para evitar maiores transtornos.
Ter uma qualidade de vida mais baixa
Deixar o planejamento de lado interfere, e muito, na qualidade de vida de qualquer indivíduo.
É preciso pensar em todas as necessidades dos ocupantes, para que eles não sofram com a falta de nenhum pormenor. Seja um simples corrimão na escada até a iluminação adequada para a realização de alguma atividade específica, como a leitura ou cozinhar.
Agora que você já sabe a importância de viver e trabalhar em casas planejadas, é hora de falar com a Shiota Arquitetura para que você tenha toda a orientação necessária nessa empreitada.
4 comentários