Experiência de imersão: conheça os novos empreendimentos da Disney
O mundo está cada vez mais mergulhado na tecnologia. Muito tem se falado sobre a experiência de imersão em outra dimensão proporcionada de forma fictícia, mas que parece ser tão real. O nome disso é realidade virtual e ela tem conquistado fãs em todos os cantos do planeta.
Mas, afinal, o que é realidade virtual? Nada mais é, na prática, do que uma tecnologia de interface capaz de criar uma ilusão para enganar os sentidos do usuário por meio de um ambiente virtual.
Para viver a experiência é muito simples, basta usar um pequeno dispositivo conhecido como headset. A espécie de óculos cobre toda a região dos olhos e ouvidos para que a mente não sofra nenhuma interferência externa.
A indústria do entretenimento logo captou a essência da realidade virtual e tratou de produzir uma infinidade de produtos, especialmente jogos, em que o usuário pode mergulhar no mundo virtual e sentir todos os seus efeitos.
Agora, gigantes como a Walt Disney estão investindo pesado para trazer a tecnologia aos parques de diversões. Confira a corrida de quem quer proporcionar a experiência mais inesquecível ao público.
Atração renovada com realidade virtual no Sea World
O Sea World foi o primeiro parque da Flórida a adotar a tecnologia de realidade virtual. A clássica montanha-russa Kraken foi reformada para se adaptar à nova proposta e à mudança de nome, que agora é Kraken Unleashed: Virtual Reality Experience.
A atração já era conhecida por elevar o nível de adrenalina no corpo. E, ao ser complementada com os óculos de realidade virtual, permite a sensação de percorrer 1.273 metros a até 105 km por hora, enquanto a mente embarca em uma viagem a bordo de um submarino pelo fundo do mar.
Além da qualidade do vídeo, a experiência de imersão nas profundezas do oceano torna-se ainda mais realista pela sincronização dos movimentos e loopings da montanha-russa com a animação, que passa por gigantescos monstros marinhos até o encontro com o mitológico Kraken.
Experiência de imersão no universo de Star Wars
Desde que a Walt Disney Company comprou a Lucasfilm, em 2012, a franquia Star Wars voltou aos cinemas com força total. O imenso sucesso entre antigos e novos fãs não só abriu um leque lucrativo de produtos da marca, como invadiu o complexo de parques temáticos.
Para 2019, a Disney já anunciou o lançamento de áreas temáticas onde os personagens e as histórias dos filmes ganharão vida. O Star Wars Land será inaugurado tanto no complexo Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, quanto na Disneyland Park, em Anaheim, na Califórnia.
Uma das principais atrações já divulgadas, a Star Wars: Secrets of the Empire, será toda baseada em realidade virtual. Em uma missão secreta a bordo da Millennium Falcon, a lendária nave do personagem Han Solo, a atração promete proporcionar uma interação com o público jamais vista antes nos parques.
A ideia da Disney ao investir na realidade virtual é de proporcionar uma experiência de imersão completa no universo de Star Wars, interagindo com outras pessoas e personagens dos filmes.
Fato é que a tecnologia não vai parar de surpreender. Se hoje já falamos de uma realidade virtual que insere pessoas em um universo fictício, não é difícil imaginar como a humanidade terá novidades ainda mais revolucionárias nos próximos cinco, dez ou vinte anos.
Qual é a sua opinião sobre a invasão tecnológica como experiência de imersão? O que a arquitetura pode absorver desse universo? Deixe o seu comentário aqui no post.
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