ladrilho hidráulico
15
jun

Ladrilho hidráulico: tire aqui suas principais dúvidas

Uma peça de acabamento e de decoração com uma história secular: o ladrilho hidráulico. Teve seu período de maior sucesso entre o final do século XIX a meados do século XX. Sua popularidade teve períodos de alta e baixa ao longo da história e, contemporaneamente, ressurgiu conquistando muito espaço na arquitetura.

Existem muitas cerâmicas e porcelanatos modernos que o imitam. Seja pela beleza das peças ou pelo irresistível apelo artesanal que possui, o ladrilho hidráulico veio para ficar.

Acompanhe este post, conheça um pouco mais da história do ladrilho hidráulico e tire suas principais dúvidas sobre esse tipo de revestimento.

O que é ladrilho hidráulico?

O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento em cimento, para piso ou parede, produzido de modo artesanal em moldes metálicos, sob prensa hidráulica, sem necessidade de cozimento. Sua composição inclui cimento branco, diabásio, quartzo e pó de pedra. O modo de produção é o mesmo desde a sua criação, no tempo dos antigos mosaicos bizantinos e recebe o sobrenome “hidráulico” em razão de seu processo manual de produção que inclui a cura d’água do cimento, isto é, a imersão do ladrilho, por cerca de 8 horas, em água.

Reconhecido tanto pelos desenhos artísticos criativos e artesanais, quanto pelo colorido de suas estampas, recebe ainda os nomes de piso hidráulico e azulejo hidráulico, conforme sua utilização em pisos ou paredes.

O ressurgimento do seu uso se deve, além da beleza, ao apelo artesanal que oferece. Além disso, atende muito bem à tendência de mesclar o clássico e a vanguarda, o antigo que convive em perfeita harmonia com a modernidade.

Quais são os tipos de ladrilho que existem?

O tamanho padrão dos ladrilhos hidráulicos é de 20 cm X 20 cm. A espessura varia de 2 cm a 3 cm. No entanto, como podem ser utilizados tanto na parede como no piso, existem em diversas outras medidas, incluindo placas grandes, até 45 cm X 45 cm.

Existe uma diversidade de empregos do ladrilho hidráulico, desde a formação de bordas de piscina, o piso do jardim de inverno, até a instalação de piso com sinalização táctil para deficientes visuais.

Graças à sua resistência, seu uso pode se dar em qualquer local da casa, inclusive em áreas externas como varandas e áreas de serviço. É necessário, porém, seguir sempre a orientação do fabricante.

Os ladrilhos hidráulicos são coloridos, normalmente, com até 5 tons, tomando como base 30 cores de tinta.

Quais são as vantagens do ladrilho?

São muitas! Enumeraremos as principais:

  1. versatilidade para o uso: pode ser utilizado em quase todos os ambientes, como piso ou como azulejo para paredes, em toda a área ou como um detalhe decorativo;
  2. design único: desenhos próprios, alegres e coloridos dão personalidade a cada ambiente onde são instalados;
  3. durabilidade: ladrilhos hidráulicos podem durar por 100 anos;
  4. antiderrapantes: característica natural que confere segurança extra aos pisos em ladrilho hidráulico, especialmente importante em ambientes de grande circulação, como passeios públicos, calçadas e praças ou em residências com crianças e/ou idosos;
  5. resistência à abrasão: qualidade que faz com que sejam especialmente indicados para o litoral, onde os pisos recebem pressão dos calçados com areia e estão sujeitos aos efeitos da umidade salgada da maresia;
  6. ecologicamente corretos: além de não fazer uso de eletricidade em sua produção, são totalmente recicláveis.

Como usar ladrilho na cozinha?

Os ladrilhos hidráulicos são instalados com junta seca (sem rejunte). No entanto, havendo interesse, pode ser usado um rejunte indicado pelo fabricante.

Para instalações na cozinha, deve-se fazer uma aplicação de hidrofugante. Trata-se de um produto utilizado para repelir a água. Essa prática é recomendada em razão da porosidade do material do ladrilho. A aplicação de hidrofugante mantém o ladrilho protegido de umidade e sujidades, além de facilitar muito a limpeza rotineira.

Uma alternativa possível é utilizar o verniz de poliuretano. Este, no entanto, pode ter o inconveniente de alterar algumas cores do ladrilho.

No ambiente da cozinha, a diversidade dos ladrilhos hidráulicos facilita muito a harmonia entre piso e parede e permite dar asas à criatividade. Podem ir muito bem ainda em uma bancada ou como um detalhe decorativo na parede.

Como fazer o assentamento dos ladrilhos?

O assentamento do ladrilho hidráulico é simples, mas deve observar alguns cuidados. Para o trabalho deve ser considerado o seguinte material:

  • luvas;
  • máscara contra pó;
  • óculos de segurança;
  • desempenadeira denteada;
  • colher de pedreiro;
  • régua de alumínio;
  • caixa de massa;
  • trincha;
  • argamassa.

A sequência dos trabalhos de assentamento pode ser assim enumerada:

1. Preparação do contrapiso

  • verificação o nivelamento do contrapiso;
  • limpeza o contrapiso.

2. Nivelamento das peças

  • aplicar a massa na face interior do ladrilho;
  • nivelar com mais ou menos massa;
  • observar a presença de massa nas pontas da peça para evitar quebraduras futuras.

3. Assentamento das peças

  • promover o assentamento pressionando para fixação;
  • não utilizar martelo de borracha no ladrilho hidráulico;
  • limpar respingos e sobras com uma esponja umedecida e um pano limpo;
  • tomar bastante cuidado para não manchar as peças.

4. Aplicação de resina

  • limpar a peça com pano úmido e esperar secar;
  • utilizar lixa d’água nº 100 com delicadeza;
  • remover o pó com a trincha;
  • com um rolo de espuma, passar a resina em movimento de “vai e vem” sempre na mesma direção;
  • utilizar 3 demãos, com intervalo de 8 horas entre cada uma.

Algumas observações e cuidados merecem atenção e devem ser observados:

  1. Logo após a primeira demão de resina, utilizar pó de rejunte para reparo de pequenos espaços entre as peças.
  2. Certificar-se de que o piso foi bem nivelado.
  3. Liberar a passagem sobre o piso somente após 12 horas da última demão de resina.
  4. Fazer uma aplicação de cera industrial posteriormente.
  5. Não utilizar jornal ou papelão sobre o piso, pois existe o risco de provocar manchas.

Com esses cuidados o assentamento do ladrilho hidráulico alcançará os resultados que você espera, na construção da casa ou na reforma do apartamento.

Agora que você conhece os principais aspectos sobre os ladrilhos hidráulicos e sabe os cuidados de instalação, aproveite e leia também o nosso Guia Definitivo para Construir a Casa Própria.