5 exemplos de materiais de construção que podem virar itens de decoração
Ao contrário do que muita gente pensa, organizar e decorar a casa não precisa ser sinônimo de adquirir itens caros. Com um pouco de criatividade e procura em lugares inusitados, como uma loja de materiais para construção, é possível fazer coisas incríveis e deixar os ambientes muito mais convidativos e cheios de estilo.
Abaixo listamos 5 maneiras de usar materiais de construção na decoração. Acompanhe!
1. Jardim vertical com tubos de PVC
Hoje em dia, nem sempre temos grandes espaços em casa — principalmente quem mora em apartamento — para cultivar algumas plantas e flores. No entanto, uma ótima alternativa é montar um jardim vertical.
Eles são práticos, sustentáveis, trazem vida ao ambiente e ocupam dimensões mínimas. Na hora de construir o seu, procure pelos tubos de PVC, eles são leves, versáteis e você pode usar a imaginação para criar verdadeiros espaços verdes.
2. Banco com blocos de concreto
Outro material de construção que além de barato é um ótimo item de decoração é o bloco de concreto. Ele pode até passar despercebido nas lojas se sua intenção não é levantar algumas paredes, mas para surpresa de muitos, ele pode se tornar um lindo banco.
Basta você fazer duas pilhas de aproximadamente seis blocos, deixando um espaço entre elas. Feito isso, é só trespassar 4 sarrafos de madeira pelos orifícios dos blocos. Pronto, seu banco está feito! O legal é que você pode personalizá-lo pintando com sua cor favorita ou ainda fazer uma almofada para o assento, deixando-o muito mais confortável.
3. Aparador de cavaletes
Sabe aquele espacinho no hall de entrada que parece não caber nada ou aquele vazio na sala de jantar que você não consegue encontrar a peça ideal? Talvez um aparador de cavaletes seja o elemento que acabará com todos esses problemas e dará o toque final ao ambiente.
Para fazer o seu, você só precisa de dois cavaletes e um tampo plano. Existem modelos de diferentes materiais, espessuras e alturas e eles combinam super bem com qualquer decoração. Você pode usar cavaletes de ferro e tampo de vidro para criar um cantinho de café na sala; investir nos de madeira em tons naturais para uma pegada mais rústica; ou ainda abusar das cores e ter uma peça descontraída.
4. Mesa de tambor
Sabe aqueles tambores de metal que você vê em muitas obras por aí? Pois então, com uma boa limpeza e uma camada de tinta eles podem se tornar uma mesa de canto muito descolada e moderna.
A ideia aqui é fazer do tambor uma extensão da decoração do ambiente. Você pode deixá-lo com um estilo rock and roll pintando de preto e colocando adesivos como os de algumas bebidas famosas, pintar de branco e deixá-lo como um grande vidro de perfume ou ainda deixar na cor natural se a intenção é ter um estilo industrial-chic. A superfície do próprio tambor pode servir como tampo ou ainda usar um disco de madeira ou vidro para um acabamento melhor.
5. Estante de vergalhão
Os vergalhões nada mais são que barras de aço utilizadas nas estruturas de sustentação de casas e prédios. Eles formam uma espécie de esqueleto, que posteriormente é preenchido com concreto e garante a função desses elementos. Que eles são importantíssimos para qualquer obra você já sabia, não é mesmo? Mas talvez não tinha conhecimento que eles podem se tornar uma bela estante.
Para isso você vai precisar de alguns vergalhões de 8mm dispostos e soldados numa configuração de módulos para prateleiras. Feito isso, você só vai precisar instalar algumas chapas de madeira como divisórias e alguns nichos para a exibição de fotos, esculturas, livros e também alguns vasos de plantas.
Procurar materiais alternativos na hora de decorar o lar é uma ótima forma de criar um ambiente único e que promova o bem-estar. Lembre-se de contar com a ajuda de uma arquiteto para alcançar suas expectativas e deixar tudo do jeito que você imagina!
Esperamos que estas dicas do uso de materiais de construção na decoração sejam fonte de inspiração. Agora que já sabe como dar aquela repagina no visual da casa gastando pouco, que tal ficar por dentro das tendências de arquitetura?
Nenhum comentário