Não faça você mesmo! 5 erros que você pode evitar na construção
Tem barato que sai caro. Quem nunca vivenciou esse ditado? O pior é quando o prejuízo é grande, como os causados por erros na construção civil.
Se você lida nessa área, sabe como é importante seguir uma planilha de custos, sem abrir mão de materiais e serviços de qualidade. E quem está pensando em construir ou reformar um imóvel, também deve atentar para essa questão.
Sendo assim, pense melhor antes tentar fazer tudo sozinho. Afinal, uma boa parceria pode agregar rapidez e tranquilidade para a conclusão das obras.
Com o propósito de ajudar, selecionamos 5 erros na construção que podem ser evitados. Vale a pena conferir!
1. Falta de planejamento
Mesmo que seja uma pequena reforma, toda a obra deve ser bem planejada. Para isso, a execução dos projetos de engenharia e arquitetura deve ser acompanhada de perto.
Um projeto inteligente e criativo deve aproveitar os pontos positivos e procurar soluções para os problemas do local, onde será realizada a construção ou reforma.
2. Compra de materiais inadequados
O ideal é que a compra de materiais também seja planejada, para evitar aquisição de produtos desnecessários ou a falta de itens. Nos dois casos, ocorrerão desperdícios e atrasos.
Uma ótima opção de controle do material é a utilização de uma planilha com todos os detalhes da obra. Caso contrário, os gastos com a construção poderão sair do orçamento, gerando prejuízos e estresse.
A escolha dos materiais deve ser criteriosa, para aliar preço e qualidade. Assim, o resultado será satisfatório para todos. Vale lembrar que uma supervisão eficiente evita desperdícios de insumos, além de ajudar no cumprimento dos prazos estabelecidos.
3. Contratação de serviços amadores
Na hora de contratar trabalhadores, como pedreiros, marceneiros e eletricistas, toda atenção é válida. Por isso, é preciso uma boa pesquisa no mercado, a fim de aliar preço com segurança e eficiência.
A contratação de profissionais qualificados otimizará os serviços e os resultados certamente serão satisfatórios.
4. Pressa para execução da obra
Os serviços executados na construção civil, exigem responsabilidade e segurança. Dito isso, uma das piores coisas que podem acontecer é a pressa para a entrega da obra.
Essa é mais uma razão para o planejamento e a divisão de tarefas. Afinal, se cada trabalho for realizado por um profissional experiente, a conclusão das obras certamente cumprirá os prazos estipulados.
5. Pensar que você mesmo dá conta de todo o serviço
É comum as pessoas resolverem fazer uma reforma e pensarem: é só uma coisinha aqui e ali, acho que eu mesmo dou conta de tudo. Entretanto, mal começam os trabalhos e os problemas surgem. É uma janela que precisa ser trocada ou um piso que foi danificado, enfim, os imprevistos podem ser muitos.
Por esse motivo, é sempre aconselhável deixar quem entende do assunto cuidar dessa demanda. No final, a contratação de um profissional capacitado vai se tornar um investimento compensador.
Mesmo pessoas com experiência em construção podem ter um resultado melhor se buscarem parcerias com outros profissionais. Uma obra é um trabalho em equipe, e engenheiros, arquitetos e demais colaboradores atuando em sintonia contribuem para a otimização da construção.
Viu quantas armadilhas podem levar a erros na construção? Para fugir de todas elas, eleja parceiros idôneos e competentes e garanta o sucesso do seu investimento!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os cuidados para não errar na construção? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e divida as nossas dicas com os seus amigos!
Nenhum comentário