20
abr

Descubra os melhores revestimentos para a piscina

Boa parte da vida sonhamos em ter uma bela casa que atenda a todas as nossas necessidades e seja bastante confortável e segura para criar nossos filhos com tranquilidade. E a área de lazer é um dos espaços mais agradáveis e importantes para o encontro de toda a família.

Por isso, na hora de concretizar esse ideal, conhecer as diversas opções de revestimentos para área da piscina pode fazer toda a diferença no seu projeto de decoração.

Muita gente deixa para pensar neste acabamento só no fim do planejamento, o que não é certo. Para ajudá-lo na escolha de um piso bonito e eficiente, enumeramos cinco tipos revestimentos que podem ser utilizados neste ambiente.

1. Madeira

Os decks de madeira são uma alternativa muito adotada na área da piscina por darem um toque rústico ao ambiente, oferecerem boa sensação térmica e pela facilidade na sua instalação. Eles possuem alta funcionalidade, podendo servir como elemento nivelador de pisos irregulares.

Além disso, o deck pode ser feito com material de reflorestamento tratado ou sintético, de olho na sustentabilidade. Antes de instalá-lo, porém, é conveniente analisar a manutenção necessária, o custo-benefício e a qualidade da madeira.

2. Pedra

Assim como a madeira, as pedras também dão um toque natural à área da piscina. É uma boa opção — desde que seja atérmica e antiderrapante para evitar queimaduras e escorregões. Entre as pedras mais utilizadas para isso estão a são tomé e a pedra goiás. Se for optar por outro tipo de pedra, lembre-se de verificar também a sua porosidade, que pode levar à manchas e sujeiras.

3. Cerâmica e Porcelanato

Para quem curte o efeito da madeira, mas quer algo mais prático e que requer menos cuidados, o porcelanato pode ser o que você procura, uma vez que imita a textura do material natural. Fique bastante atento à superfície, que não pode ser lisa — pelos motivos já citados de segurança.

Tanto o porcelanato quanto as cerâmicas devem ter a função específica de revestimentos para área da piscina. Não é qualquer tipo que se encaixa bem em áreas úmidas e externas. Alguns tipos de pisos cerâmicos não desbotam ao sol, não mancham e dão um belo acabamento. Outros podem não cair tão bem.

4. Cimentício

Com características antitérmicas, os pisos cimentícios podem ser utilizados em áreas externas residenciais e até mesmo de clubes e hotéis. É uma boa pedida por não esquentar e ter um processo de fabricação artesanal. Como sua secagem é natural, ele desenvolve frisos com textura antiderrapante.

5. Resina

O fulget resinado é uma boa alternativa. Trata-se de uma mistura de resina com pedaços bem pequenos de pedras, como quartzo, mármore e calcário. O visual dá um clima natural ao ambiente, além do material ser atérmico e antiderrapante. No lugar da resina, também pode ser usado o cimento.

Independentemente dos tipos variados de revestimentos para área da piscina disponíveis no mercado, antes da escolha, lembre-se que a segurança da família está em primeiro lugar.

Você também pode optar por mais de um tipo de piso para o mesmo espaço, formando uma bela composição. O importante é unir o belo ao eficiente e construir uma área de lazer apta para memoráveis confraternizações.

Gostou deste post? Então você também vai gostar de ler sobre as tendências de áreas e espaços gourmet!