tendências de áreas e espaço gourmet
02
jan

4 tendências de áreas e espaço gourmet

Os ambientes gourmet tem ganhado cada vez mais espaço nas residências não apenas pela questão estética, mas porque servem como um lugar de descontração, lazer e reunião de familiares e amigos. Foi pensando nisso, que reunimos 4 tendências de áreas e espaço gourmet para você aplicar no seu lar e aproveitar os pequenos prazeres da vida. Confira!

1. Revestimento para espaço gourmet

A escolha do revestimento é um passo muito importante, mas que depende de outro pontos, como, por exemplo, se o espaço gourmet será coberto ou descoberto – pois isso influenciará na exposição ao raios solares, à chuva e ao vento –, a manutenção do local e a segurança necessária para você e sua família.

Abaixo, reunimos as opções mais usadas:

  • Cerâmica: está entre os revestimentos mais conhecidos devido ao seu preço atrativo e sua variedade de tamanhos, cores e acabamentos. A limpeza e a manutenção são outras características que favorecem a cerâmica. Porém, é é de extrema importância que ao escolher o modelo, você verifique a resistência à abrasão superficial (PEI), pois nem todos os pisos cerâmicos estão preparados para suportar fluxo intenso de pessoas.
  • Porcelanato: a versatilidade decorativa, resistência e a baixa absorção de água fazem do porcelanato uma ótima escolha quando se trata de revestir. Apesar de ter o custo mais alto que a cerâmica, possui a mesma facilidade de manutenção e limpeza como ela.
  • Piso de madeira: de fácil aplicação, essa opção é uma das preferências quando se pensa em revestimento devido ao resultado estético, acabamento e sensação de aconchego que ele transmite. Contudo, é uma das opções mais custosas e sua resistência à líquidos, como a água, é baixa o que requer cuidados redobrados.

2. Integração está em alta

Ter um espaço gourmet é um excelente investimento, disso não há dúvidas. Mas você pode deixá-lo ainda mais funcional e otimizado para o dia a dia integrando-o a outras áreas da casa, como a sala ou cozinha, por exemplo.

Essa é uma alternativa para quem deseja expandir os cômodos da casa, sem precisar, de fato, ampliá-los. De quebra, você mantém a interação ativa entre as pessoas, mesmo que estejam em ambientes diferentes.

3. Uso de bancadas

Seja em áreas mais amplas ou mesmo aquelas mais limitadas, os espaços gourmet tem ganhado um item quase sempre obrigatório: uma bancada. Isso porque ela serve como um coringa na decoração.

Além de reduzir o espaço que seria ocupado por uma mesa ou uma ilha, ela pode ser moldada conforme o projeto e ser feita de granito, quartzo, resina, madeira ou outros materiais.

Além disso, ela serve tanto para fazer refeições como também para área de trabalho. Outro ponto importante é que a bancada pode ser usada para integração com outros cômodos quando o espaço gourmet é a continuidade de outro ambiente.

4. Mobília versátil

Outra tendência para ambientes gourmet é o uso da mobília versátil, assim, você otimiza o espaço e amplia a área de circulação das pessoas. Vale investir em móveis com vários compartimentos, espaços internos com prateleiras e gaveteiros para utensílios domésticos e outros itens indispensáveis.

Agora que você conferiu as tendências de áreas e espaço gourmet é hora de transformar o projeto da sua casa em realidade e trazer mais conforto, comodidade e modernidade para sua família.

E se você quer ter mais inspirações para o seu lar, baixe já o nosso ebook: Guia definitivo para construir a casa própria!