Tipos de brita: principais tipos e como são usados na construção civil
É possível usar diversos tipos de brita na construção ou reforma de obras de todos os portes. Com o uso desse mineral, as fundações ganham mais resistência e força para suportar grandes pesos. Mas para conquistar um bom resultado, é preciso saber selecionar as pedras de brita ideais para a sua obra. Assim você ganha mais produtividade, economia de dinheiro e agilidade na construção.
Mas afinal, o que é a pedra brita?
A pedra brita é um fragmento de rocha extraída de jazidas por meio dos processos de explosão ou perfuração. Ela é composta por granito e outros minerais como o basalto, calcário e gnaisse.
Mas, para ser usada na construção civil, ela ainda é submetida a um processo de qualificação industrial no qual as pedras são submetidas ao processo de trituração e outras etapas até obter as medidas ideais. Então, elas são peneiradas, lavadas e classificadas de acordo com a sua granulação para serem comercializadas.
Uso das pedras britas na construção civil
A pedra brita é uma peça-chave na construção civil. Ela é utilizada na mistura do concreto que é aplicado nas calçadas, estruturas e fundações para imóveis ou edifícios.
Também pode ser utilizada no nivelamento no solo e para o isolamento das armações de aço, feitas antes da concretagem das fundações. Assim, o concreto fica mais resistente e é possível economizar com o cimento durante a construção da obra. Para conquistar um bom resultado, basta selecionar os tipos de britaideais para a construção.
A classificação da pedra brita é feita pela ABNT, que considera seu tamanho e funcionalidades distintas. Confira abaixo quais são os principais e qual o melhor para a sua obra:
Pó de brita
Com uma malha com espessura de 5 mm, o pó de brita é famoso por ter uma textura fina. Por ser de fácil aplicabilidade, ele é usado na fabricação de pré-moldados e calçamentos de pisos. Também está presente na elaboração de argamassa, assentamento e emboço.
Brita nº 0
A Brita nº0 é um dos menores tipos de britado mercado. Com malha de apenas 12mm, ela pode ser usada na construção de vigas, produção de blocos de concreto para fundação, paralelepípedos de concreto, entre outros.
Brita nº 1
A Brita nº 1 é composta por uma malha de 24mm e é uma das mais usadas na construção civil, sobretudo em edificações de grande porte. Normalmente, ela é aplicada durante a produção de lajes, vigas e colunas.
Brita nº 2
A Brita nº 2 é um dos tipos de britamais resistente para a produção do concreto. Ela conta com uma malha de 30mm, sendo capaz de suportar o peso de fundações pesadas. Por isso, é a primeira opção das construtoras em projetos complexos e de grande porte.
Brita nº 3
Por ter uma malha de 38mm, essa brita é indicada para obras de grande porte. Normalmente, ela é usada em aterramentos, subleito de rodoviárias de tráfego intenso e nivelamentos de malhas ferroviárias, e dificilmente faz parte de obras como a construção de imóveis ou prédios, por exemplo.
Brita nº 4 e 5
Esses tipos de britacontam com granulação alta de 50 a 76mm e 76mm e 100mm. Por isso, elas são usadas em obras especiais como na construção de lastros de ferrovias e subleito para pistas de tráfego. Também podem ser usadas na construção de fossas sépticas e estações de tratamento de esgoto.
Rachão
Apesar de não ser classificado pela ABNT, o rachão é um tipo de brita que não foi submetida ao processo industrial. Basicamente, ela é comercializada no estado bruto, logo após o processo da britagem na jazida. Por ter um tamanho maior, ela é aplicada durante o calçamento de ruas e concretos.
Conheça mais sobre os tipos de brita e como escolher o melhor para o seu projeto! Pela versatilidade deste material, o seu uso é bem diversificado. Portanto, lembre-se: é importante identificar as necessidades da sua obra para fazer o investimento correto. Sem dúvida, os ganhos de tempo e economia tornarão a construção mais tranquila.
3 comentários